Perfeccionismo Pior Inimigo Da Autoconfiança

Perfeccionismo Pior Inimigo Da  Autoconfiança

Quem é o perfeccionista - Definição Perfeccionista

Um perfeccionista é alguém que define padrões extremamente altos, em seguida, espera alcançá-los. Porque esses padrões estão longe de ser alcançados o perfeccionista geralmente acaba sem autoconfiança.

Aqui estão alguns exemplos dos padrões que o perfeccionista estabelece para si mesmo:
  • Nunca cometer erros
  • Todos devem me amar
  • Vou receber a nota máxima em todas as avaliações ou exames
  • Eu tenho que fazer tudo perfeito
Baseado nessa maneira de pensar o perfeccionista se sente muito envergonhado quando ele comete um erro e isso causa mais danos à sua autoconfiança. A maior razão porque o perfeccionista pensa dessa maneira é que ele esquece um fato muito importante sobre si mesmo; que ele é um ser humano!
 
O perfeccionismo é uma das principais razões por trás da falta de autoconfiança. O perfeccionista busca a perfeição o tempo todo e com cada fracasso ou erro sua autoconfiança cai um pouco mais até que ele acaba sem confiança em si mesmo.

Eu não deveria tentar ser perfeito?

Não ser um perfeccionista, não significa que você não deve tentar fazer o seu melhor.

Você deve sim fazer o seu melhor e sei que como seres humanos, não podemos ser perfeitos e que nós cometemos erros.

Depois de entender que está tudo bem falhar, cometer erros e até mesmo agir de maneira estúpida às vezes, sua autoconfiança irá receber um impulso forte. Eu já disse que algumas pessoas não têm autoconfiança porque elas continuam diminuindo sua autoestima cada dia, utilizando os seus padrões de pensamento incorreto.

Às vezes, uma pessoa torna-se um perfeccionista como resultado de sofrer de um complexo de inferioridade. Quando alguém se sente inferior, ele pode se tornar um perfeccionista, a fim de esconder seus defeitos dos outros.

O perfeccionista acredita que, se ele for capaz de parecer perfeito na frente dos outros, então eles nunca poderão descobrir suas verdadeiras falhas.

Lidando com o perfeccionismo

Vamos supor que você descobriu que está tentando ser perfeito, porque você está com medo de que as pessoas pensem que você é incompetente.

Em tal caso, você não precisa lidar com perfeccionismo diretamente, mas você tem que corrigir as crenças que te faz pensar que as pessoas vão julgá-lo de maneira errada só porque você cometeu alguns erros.

Em outras palavras, para se livrar do perfeccionismo, você precisa se livrar das crenças incorretas que causaram isso.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.