Como Melhorar As Habilidades De Comunicação

Como Melhorar As Habilidades De Comunicação

Quando melhorar as habilidades de comunicação dá errado

Falar sobre as habilidades de comunicação tradicionais que a maioria de nós já conhece seria um grande desperdício de tempo - a internet está cheia de milhares de sites que informam sobre como ser um bom ouvinte, como usar o contato visual e como ser educado em uma entrevista de emprego.

Muitos livros e websites tomam as habilidades de comunicação de forma errada ao pensar que elas são superficiais, de tal forma que elas podem ser melhoradas em minutos por tal conselho inferior.

Ser um bom ouvinte certamente vai ajuda-lo, mas você ainda precisa de técnicas muito mais complexas para compreender e comunicar adequadamente com um ser humano.

Nós todos sabemos que um único ser humano pode ser muito complexo de entender, agora o que acontece quando dois seres complexos tentam se comunicar? Será que um conselho superficial tal como ser um bom ouvinte melhora as habilidades de comunicação? Claro que não.

Como se comunicar melhor com as pessoas

A fim de melhorar suas habilidades de comunicação você precisa de uma profunda compreensão de si mesmo e das pessoas ao seu redor.

Vamos supor que alguém tem uma baixa autoestima e não gosta de falar muito. Agora o que vai acontecer se você decidiu ser um bom ouvinte? Ambos vão permanecer em silêncio e vocês vão se cansar um do outro.

A chave para ter habilidades de comunicação excelentes é ser capaz de olhar para os sinais que as pessoas enviam sobre suas personalidades antes mesmo de abrir a boca. Não estou me referindo somente à linguagem corporal, mas eu estou me referindo a um conjunto combinado de métodos que podem ajudá-lo a obter uma melhor compreensão da pessoa que você está lidando e assim se comunicar melhor com ela.

Em habilidades de comunicação não existe um método igual para todos

Um dos erros mais comuns que as pessoas fazem quando se tenta melhorar suas habilidades de comunicação é acreditar que o mesmo conselho que funcionou com alguém irá funcionar com todos os outros; isso está completamente errado.

As pessoas são diferentes e é por isso que você pode precisar alterar suas estratégias sempre que se aproximar de uma pessoa diferente.

Por exemplo, algumas pessoas criticam os outros o tempo todo, porque elas têm uma visão negativa sobre a vida, enquanto outros criticam os outros, porque elas sentem ciúmes. Apesar de ambos as pessoas terem a mesma ação que é criticar, você nunca pode responder a elas da mesma maneira, porque isso nunca vai funcionar.

Melhore suas habilidades de comunicação, aprendendo os métodos não convencionais

Alguns exemplos de habilidades de comunicação não-convencionais são a linguagem corporal (e não apenas o contato visual e a postura corporal) e personologia ou leitura facial. O primeiro pode ser usado para determinar o estado emocional da pessoa de pé na sua frente como medo, vergonha, culpa, desconfiança .... etc, enquanto o último pode deixá-lo saber mais de dez traços da personalidade de uma pessoa que você acabou de conhecer apenas observando suas características faciais.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.