A Busca Pela Aprovação Social E A Autoestima

A Busca Pela Aprovação Social E A Autoestima
A história a seguir lhe dará uma perfeita compreensão da aprovação social e seus efeitos sobre a sua autoestima.

Era uma vez um leão que vivia em uma grande floresta junto com seus outros amigos leões. Um dia aquele leão decidiu visitar o local onde os ouriços viviam. Após a sua chegada lá, ele achou o lugar muito legal e então ele se dirigiu ao líder dos ouriços e perguntou-lhe se ele podia ficar com eles. O líder lhe disse: "Sinto muito, você é muito diferente de nós, por favor, vá e corte o rabo, a fim de parecer mais conosco".

Assim, o leão foi embora e pensou muito sobre aquilo e, em seguida, decidiu cortar o rabo porque ele precisava muito ser aprovado por eles. O leão voltou para o líder dos ouriços e perguntou-lhe se ele podia ficar com eles e o líder respondeu: "hummm sua aparência ainda está muito diferente, por favor, raspe todo o seu pelo, a fim de parecer mais com a gente".

Mas o leão estava sentindo necessidade de aprovação social

O leão pensou que isto seria muito, mas porque ele queria tanto sua aprovação e porque ele estava ansioso para ser aceito pelos ouriços ele raspou o pelo, em seguida, voltou para o líder que lhe disse "humm, você ainda precisa remover essas unhas que estão muito compridas, a fim de se parecer mais com a gente", o leão pensou sobre isso, então ele fez, por uma questão de ser aprovado.

Depois o leão retornou ao líder que lhe disse: "Lamento, mas, parece que todas as mudanças que você faz, nunca deixa você parecido conosco, talvez você não está destinado a ser um ouriço. Agora, por favor deixe nos”.

O leão voltou para casa se sentindo muito decepcionado e ao chegar ele encontrou grandes surpresas estavam esperando por ele. Os outros leões não aceitaram sua nova aparência e disseram que ele não era mais um leão. "Você perdeu a sua identidade, você não é mais um leão", disse um dos leões.

O leão foi embora se sentindo mal e perdido. Ele sacrificou coisas preciosas em busca de aprovação social, mas ele não conseguiu nada.

Como a necessidade de aprovação social afeta a autoestima?

O problema daquele leão foi que ele trocou sua identidade pela aprovação social. Ele sacrificou seu verdadeiro eu para ganhar a aprovação dos outros.

A mesma história se repete todos os dias, mas com muitos seres humanos que sacrificam sua autoestima pela aprovação social. Eles mudam a forma como se vestem, a fim de atrair os outros, eles sacrificam o que eles gostam pelo que os outros gostam, e o resultado é geralmente uma das duas coisas, aceitação, mas a autoconfiança zero, ou rejeição e uma perda de sua identidade.

Uma pessoa nunca irá se tornar confiante antes que sua mente subconsciente aceite que ela é digna e isso nunca pode acontecer antes de sua autoestima vir de dentro. O esforço pela aprovação social faz com que você permite que outras pessoas controlem a sua autoconfiança, deixando você indefeso.

A necessidade de aprovação social lhe torna menos atraente

Contrário ao que você acredita, as pessoas vão gostar mais de você quando você tem a sua própria opinião, ideias, gostos e desgostos.

Este artigo não é contra o conformismo, mas contra o conformismo cego. Quando você começa a parar de fazer as coisas que você gosta, somente para obter aprovação dos outros, então, saiba que a sua autoconfiança está em perigo real.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.