Persistência É A Chave Para o Êxito

Persistência É A Chave Para o Êxito

Por Que As Coisas Nunca Funcionam Para Você?

Alguma vez você já se perguntou algo como: "Por que as coisas nunca funcionam para mim? Por que eu nunca tenho sucesso, enquanto outros alcançam? Por que algumas pessoas a alcançam seus objetivos, enquanto outros não?"

Aposto que você já fez essas perguntas para si mesmo antes. Você já começou a fazer uma determinada atividade, mas depois de tentar várias vezes decidiu que era muito difícil para você?

Talvez você pensou que você não tivesse as qualidades necessárias para realizar a atividade desejada. Ou talvez você tenha feito como a maioria das pessoas e começou a reclamar sobre a sua má sorte, a economia ruim e todas as outras condições externas que afetam você.

Tem Tudo A Ver Com O Número De Tentativas

As pessoas de sucesso têm demostrado para nós que qualquer um pode conseguir qualquer coisa que quiser, desde que a pessoa se esforce o suficiente. "Mas quanto esforço é esforço o suficiente?"

Aqui está um exemplo. Vamos dizer que você precisa cair cerca de cento e cinquenta vezes antes que você possa chegar a um certo nível de proficiência em patinação. Vamos supor que você só tentou cento e dez vezes. Você pode parar de tentar e se considerar um fracasso, porque você caiu 110 vezes. Mas se você soubesse a verdade - que você precisava cair apenas mais 40 vezes para atingir seu objetivo - você não teria continuado?

É claro que não há qualquer número constante conhecido de tentativas que você precisa para completar cada atividade, porque o número de tentativas necessárias depende de suas habilidades.

Por exemplo, se você fosse muito hábil em esportes, com boa coordenação e equilíbrio você poderia precisar cair apenas vinte ou trinta vezes antes que você pudesse patinar bem.

Uma pessoa média pode precisar de setenta tentativas enquanto alguém com zero habilidade de esportes pode precisar de tentar mais de uma centena de vezes. Mas no final, todas as pessoas serão capazes de andar de patins se forem pacientes o suficiente!

Você Acha Que É Difícil De Acreditar?

Se isso não soou convincente, então, vá em frente e leia alguns exemplos:

Thomas Edison falhou novecentos e noventa e nove vezes antes de ele conseguir inventar a lâmpada na tentativa 1000! Quando lhe foi perguntado como ele conseguiu continuar tentando, mesmo depois de falhar tantas vezes, ele lhes disse: "Sempre que não deu certo, eu nunca diria que eu fracassei, eu apenas diria que encontrei outra maneira incorreta de fazer a lâmpada".

Anteriormente pensava-se que um homem nunca poderia correr uma milha em menos de 4 minutos. Essa crença permaneceu durante anos e ninguém nunca se atreveu a duvidar de sua veracidade. Isso foi até Roger Banister provar que isso não era verdade, correndo uma milha em menos de 4 minutos. Só depois disso, no mesmo ano outros 37 corredores quebraram o recorde seguido por centenas mais tarde.

O que é interessante aqui é que, se algum desses corredores tivesse tentado o suficiente antes de Banister ele poderia ter feito. Mas, todos eles se renderam à crença e não se esforçaram para tal, porque eles achavam que a tentativa era inútil neste caso.

Mais exemplos: Henry Ford perdeu toda a sua fortuna 6 vezes, e cada vez ele conseguiu recuperar o seu dinheiro de volta.

A ideia de Walt Disney de criar um personagem de desenho animado chamado "Mickey Mouse" foi rejeitada mais de 5 vezes até que ele conseguiu encontrar alguém que apoiou a ideia e, então, Mickey veio à vida.

O romancista inglês John Creasey recebeu 753 rejeições antes de ele publicar 564 livros.

Você Acha Que Eles Foram Exceções?

Se você acha que isso aconteceu apenas para aquelas pessoas, então você está totalmente errado porque aconteceu para você também muitas vezes!

Deixe-me dar um exemplo. Quando você era uma criança aprendendo a andar, Quantas vezes você caiu? Quantas vezes você tentou se levantar, mas não conseguiu fazê-lo?

Se você foi exposto a essa situação com a mentalidade que você tem hoje em dia talvez você ia dizer que a vida está se tornando tão difícil, que os bebês não podem caminhar facilmente nos dias de hoje e que os pais não lhes dão o apoio necessário (chocolates talvez?). Ou talvez você teria pensado que outras crianças vão rir de você, porque você não pode andar.

Engraçado, mas é verdade, então vamos dar uma olhada nesta situação profundamente. Por que não desistiu quando você era um bebê? Por que você continuou tentando até que você conseguiu? Simplesmente porque naquela época ainda não tinha aprendido a desistir ou a culpar as circunstâncias por tudo o que não conseguia atingir.

Chega com bebês, deixe-me dar um exemplo mais recente.

Quando você começou a aprender a dirigir, quantas vezes você deixou o carro morrer? Ou quantas vezes o carro parou de repente durante a condução? Você se lembra das pessoas gritando com você, porque você estava bloqueando a estrada com o seu carro?

Isso também aconteceu com todos nós e a pergunta que você deve se perguntar é a mesma, por que você continuou tentando uma e outra vez até que você se tornou alguém que pode dirigir enquanto ouve o som e talvez come ao mesmo tempo?

A resposta é que você viu todo mundo dirigindo com sucesso e por isso acreditou que era perfeitamente possível fazer como eles.

Então você sabia que você poderia fazê-lo, e você não desistiu até que você aprendeu a dirigir. Mas o que é surpreendente é que dirigir é uma das atividades mais difíceis que uma pessoa pode aprender.

Você notou como você precisa mover ambas as pernas e as mãos em direções diferentes ao mesmo tempo! Você está movendo seus quatro membros, ao mesmo tempo, cada um em uma direção diferente! Além disso, você está usando sua mente para se concentrar e fazer cálculos, estimativas e decisões!

Persistência É A Chave Para o Êxito

A conclusão que você deve ter alcançado até agora é que, uma das leis da vida que Deus criou é que se você continuar tentando e tentando você vai alcançar o que você quer, seja o que for.  Nesse artigo eu explico Como A Persistência Leva Ao Sucesso

Quanto às pessoas que não conseguem nada na vida, não é que elas não têm os recursos para atingir seus objetivos, mas elas são pessoas que desistem muito cedo!

Essas pessoas são como um agricultor que plantou as sementes, despejou a água, esperou e esperou, mas nada aconteceu; então ele a deixou. Horas mais tarde, a planta verde apareceu, mas não havia ninguém para cuidar dela, por isso ela morreu.

"Eu não posso fazer isso" nunca é a verdade, é a sua decisão.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.