Como As Pessoas Inseguras Se Comportam

Como As Pessoas Inseguras Se Comportam

Como As Pessoas Inseguras Se Comportam?

Na academia é tão comum que conversas comecem entre completos desconhecidos. Se alguém está ocupando um determinado aparelho, é tão comum outra pessoa se aproximar e pedir para acompanhá-lo.
 
Enquanto eu estava me exercitando em um dos aparelhos, um cara com a cara fechada veio e disse de forma agressiva "Quanto tempo você vai usar isso?"
 
Se eu não soubesse nada sobre a psicologia eu teria ficado irritado e poderia ter considerado a sua ação inaceitável, mas porque eu entendi que o cara estava se sentindo inseguro, eu sorri para ele e disse-lhe "você pode se juntar a mim se você quiser"
 
O que o comportamento do cara tinha a ver com a insegurança? E por que ele estava agindo de forma agressiva?

Inseguranças E Dúvidas Sobre Si Mesmo

Quando uma pessoa tem dúvidas sobre si mesma ou quando ela acredita que tem um certo defeito, ela começa a compensar esses defeitos, fazendo determinadas ações que podem ofender outros.
 
O cara no exemplo anterior tinha dúvidas sobre sua própria masculinidade. Não que ele não acreditava que ele era um homem, mas acontece que ele acreditava que ele não era um homem o suficiente. Talvez porque ele não fosse tão bem-sucedido, talvez porque as pessoas sempre o criticava ou talvez porque as pessoas costumavam intimidá-lo em sua infância.
 
A razão não importa, mas a conclusão final é o que importa. Esse cara se sentia inseguro porque ele não sentia que era homem o suficiente e como resultado, ele compensava com a exibição de um comportamento agressivo e excessivamente assertivo.
 
Se aquele cara se sentisse bem sobre si mesmo, ele teria se aproximado de mim com um sorriso no rosto, mas porque ele acreditava que um sorriso lhe faria parecer menos viril, ele escolheu franzir a testa, fechar a cara.

Por Que As Pessoas Inseguras Se Comportam Dessa Maneira?

É claro que nem todas as pessoas em situação de insegurança se comportam de forma agressiva, mas todas elas, sem exceções se comportam de uma certa maneira que os ajuda a esconder sua insegurança específica.
 
As linhas a seguir irão explicar por que as pessoas em situação de insegurança se comportam da maneira que elas se comportam:
  • Elas desenvolvem dúvidas sobre si mesmas: Por exemplo, um indivíduo pode começar a acreditar que ele não é atraente. Esta crença limitante se torna a semente que cresce na insegurança mais tarde.
  • Elas confirmam as suas dúvidas: As pessoas em situação de insegurança começar a recolher evidências tendenciosas do mundo externo apenas para provar que a dúvida sobre si mesmas é verdadeira. Por exemplo, o cara que acredita que ele não é atraente sempre relaciona cada rejeição que ele recebe a sua aparência pouco atraente.
  • Elas compensam: Finalmente a pessoa insegura irá se comportar de uma forma que lhe permite compensar e esconder sua insegurança. Por exemplo, o cara que acredita que ele não é atraente pode tratar as garotas de uma forma média apenas para agir como se ele não se preocupasse com a aprovação delas. Em tal caso, ele adere à estratégia de "rejeitá-las antes de ser rejeitado por elas"!
Como você pode ver muitas das ações estranhas de algumas pessoas são apenas o resultado de seus sentimentos de insegurança. A fim de dominar as habilidades de comunicação, você precisa aprender mais sobre a psicologia, de modo que você possa ver as reais intenções por trás das ações das pessoas que você lida.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.