Boa Capacidade De Comunicação – A Chave Para Qualquer Sucesso

Boa Capacidade De Comunicação – A Chave Para Qualquer Sucesso
Uma boa capacidade de comunicação é a chave para o sucesso na vida, trabalho e relacionamentos. Sem uma comunicação eficaz, uma mensagem pode se transformar em erros, mal-entendidos, frustração, ou até mesmo em desastres por ser mal interpretada ou mal entregue.
 
A comunicação é o processo pelo qual podemos trocar informações entre indivíduos ou grupos de pessoas. É um processo em que tentamos ser tão claros e precisos quanto pudermos, para transmitir nossos pensamentos, intenções e objetivos.
 
A comunicação é bem-sucedida apenas quando tanto o remetente como o receptor compreendem a mesma informação.
 
No ambiente altamente informativo e tecnológico de hoje, tornou-se cada vez mais importante ter uma boa capacidade de comunicação.
 
Embora muitas pessoas ainda continuam lutando, a incapacidade de se comunicar efetivamente irá impedi-los não somente em suas carreiras, mas também em suas relações sociais e pessoais.

Os Passos Para Adquirir Uma Boa Capacidade De Comunicação:

1. Sabe o que quer dizer e por quê. Compreender claramente o propósito e a intenção de sua mensagem. Saber com quem você está se comunicando e por quê. Considere todas as barreiras que podem ocorrer, tais como as diferenças culturais ou circunstâncias situacionais (sexo, idade, ou preconceitos econômicos). Pergunte a si mesmo qual o resultado você quer alcançar e a impressão que você quer deixar.
 
2. Como você vai dizer? Estamos todos conscientes até agora, que nem sempre é o que você diz, mas como você diz que conta. Comece fazendo contato visual. Você inspira confiança e segurança quando você olha uma pessoa nos olhos enquanto você fala. Em segundo lugar, esteja consciente de sua linguagem corporal, uma vez que pode dizer tanto quanto, ou mais, do que suas palavras. De pé com os braços facilmente ao seu lado você diz aos outros que você está acessível e aberto a ouvir o que eles têm a dizer. Se em vez disso, seus braços estão cruzados e ombros curvados, sugere desinteresse ou falta de vontade de se comunicar. Boa postura e uma postura acessível tornar ainda mais fácil a comunicação fluir mais suavemente. Certifique-se de que você fala em um tom cooperativo, não contraditório. Seja imparcial.
 
3. Ouvir. A comunicação é uma via de duas mãos. Depois de ter dito o que você tem a dizer, pare, escute e aguarde o parecer e pistas de compreensão. Enquanto a pessoa está respondendo evite quaisquer impulsos para cortá-lo ou ouvir apenas o final da frase, para que você não deixe escapar mais ideias ou pensamentos que vêm à sua mente. Respeitosamente dê-lhes a sua total atenção. Quando terminarem, para garantir que a mensagem foi clara e entendida corretamente, faça perguntas abertas e incentive a discussão. Aclarar a sua mensagem, se necessário.
 
4. Chegar a um entendimento, acordo ou consenso. Depois de ter tido a oportunidade de discutir a sua mensagem chegar a acordo e as respostas a ela, revisitar a finalidade da troca. Você alcançou um terreno comum, resolveu um problema ou esclareceu a sua posição? Se o objetivo era ensinar ou instruir, você alcançou o seu objetivo? Para se comunicar bem é preciso compreender e ser compreendido. Certifique-se de que a sua mensagem foi recebida como pretendido e que quaisquer dúvidas ou preocupações foram atenuadas. Você pode até concordar em discordar. Não há garantias de que os seus esforços de comunicação encontrarão total acordo. Contanto que vocês entendam um ao outro, é cordial e respeitoso, você ainda pode ter uma troca bem-sucedida.

Mais Dicas Para Desenvolver Boa Capacidade De Comunicação

- Obter um melhor domínio do idioma, expandindo o seu vocabulário, lendo e escrevendo mais. Procure palavras que você não está familiarizado. Quanto melhor você for capaz de se expressar, melhor a sua capacidade de se comunicar.
 
- Pratique suas habilidades de escuta. Seja atencioso com os outros que estão falando, esperando até que eles concluam, antes de iniciar os seus pontos de vista. Processe o que foi dito antes de responder.
 
- Aprender a compreender e apreciar os pontos de vista opostos, tendo a mente aberta e sempre fazendo um esforço para ver as coisas do ponto de vista do outro. Isso, por sua vez, fará você ganhar mais cooperação e compreensão.
 
- Evite tentar se comunicar quando em um estado emocional. Você perde a objetividade e pode dizer algo impróprio ou lamentável. Tire um tempo para pensar a sua posição antes de falar.
 
- Junte-se a um grupo que incentive você a desenvolver uma variedade de habilidades de comunicação, bem como permitir-lhe a oportunidade de conhecer pessoas novas e interessantes.
 
Quando você toma tempo para adquirir e aprimorar boas habilidades de comunicação, você se abre para um melhor relacionamento, mais oportunidades profissional e aumento da autoconfiança. Além disso, você alcança níveis mais elevados de compreensão e cooperação mútua, enquanto alcança com sucesso seus objetivos.
 
Todas as novas habilidades levam tempo para refinar, no entanto, com esforço e prática você pode desenvolver boas, até mesmo excepcionais habilidades de comunicação.

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